O Projeto
As válvulas de estrangulamento padrão utilizadas na indústria do petróleo aumentam a taxa de emulsão devido à turbulência que geram no escoamento, dificultando assim a separação da mistura ali presente. Procurando diminuir essa geração de emulsão, uma válvula ciclônica foi projetada.
O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência da válvula ciclônica medindo a distribuição do tamanho de partículas na entrada e na saída da válvula e comparar sob mesmas condições, os valores obtidos para uma válvula de estrangulamento padrão.
Nosso trabalho consistiu em montar um aparato experimental no qual uma mistura de água e óleo emulsificados é bombeada, de modo que pudemos controlar a passagem por somente uma das válvulas por vez. Utilizando-se as três principais técnicas de medição de tamanho de partícula: i) Método
de detecção por reflexão de laser (Focused Beam Reflectance Measurement (FBRM)), ii) Método de
detecção por contornos de sombras (Shadow Sizer) e o iii) Anemômetro laser-Doppler com detecção de fase (Phase Doppler Anemometer), medimos a distribuição do tamanho das partículas na entrada e na saída da válvula, comparando depois os resultados.
Através dos experimentos já realizados, constatou-se que a válvula ciclônica é eficiente na
redução de quebra de gotas e formação de emulsão. Além disso, contatou-se que houve a coalescência das gotas, favorecendo assim o processo de separação primária da mistura.